segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Qual é o Conceito de Equipe?



Qual é o Conceito de Equipe?
Conceito de equipe é o processo de melhoria do desempenho coletivo. Uma equipe é um conjunto de indivíduos trabalhando juntos e organizados em torno de objetivos comuns (por exemplo, rentabilidade).

                             
Qual é a melhor equipe para a Empresa e por quê?
Na verdade, podem ter diferentes fins individuais que contribuam para o coletivo maior. Por exemplo, em uma equipe de vendas:

  • *      uma pessoa pode fazer nomeações;          

  • *      outra apoio técnico de vendas;

  • *      outra preparar um documento de oferta;

  • *      outra faz a venda.



No entanto, toda a equipe é responsável pelas vendas. Métricas individuais não faz uma venda
Por que queremos equipes e onde precisamos deles?
Trabalho em equipe é essencial para competir na área global de hoje, em que temos uma variedade de habilidades, talentos, e experiências de uma equipe para atingir objetivos do plano de negócios (PDCA).  Equipes então são essenciais em todos os níveis da organização; no entanto, trabalhar na mesma área não constitui uma equipe.
Para se ter uma equipe de trabalho é necessário:

  • *      Objetivo comum e entendimento de suas obrigações;

  • *      Compreender o seu papel;

  • *      Trabalhar o melhor possível para a equipe de trabalho;

  • *      Ter uma comunicação interna forte;

  • *      Focar na lucratividade da empresa.


Como trabalhar em equipe?
Equipes eficazes

  • *      Trabalham para atingir objetivos comuns;

  • *      Tem autoridade de tomada de decisão dentro dos objetivos da equipe;

  • *      Empregam a boa comunicação interna;

  • *      Conhecem seus papéis e responsabilidades na organização e dentro da equipe;

  • *      Agirem rapidamente, uma vez tomada uma decisão e apoiar totalmente a decisão;

  • *      Sabem explicar "O que" e "Por que" a decisão foi tomada.

Equipes ineficazes:

  • *      Guardam informações e ideias, ao invés de dividir com a equipe;

  • *      Trabalham duro, mas em grupos isolados;

  • *      Perdem o foco no cliente;

  • *      Consideram outro departamento da organização como “concorrente”;

  • *      Atingirem as métricas, mas correndo o risco de não satisfazer seus clientes.

 
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Artigo elaborado por Anderson Carmo, diretor do Melhoria Contínua Lean Brasil

Data: 30 de novembro de 2015

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