Por que o VSM é a
bússola na Jornada Lean?
VSM é Value Stream Mapping ou
traduzido para o português: Mapeamento do Fluxo de Valor. É uma das ferramentas
do Pensamento Lean e deveria ser uma das abordagens iniciais em qualquer
jornada rumo a excelência operacional.
O VSM contempla 4 etapas:
1. Desenho do fluxo atual.
2. Levantamento de problemas no
fluxo atual.
3. Desenho do fluxo futuro.
4. Elaboração do Plano Lean.
A primeira etapa, Desenho do fluxo atual, diz respeito a
acompanhar o material do processo, desde o armazém de matéria-prima até o
estoque de produto acabado. Descrever a história do material, ou seja,
transportes, esperas, inspeções, processamento, montagem, etc.
Durante este acompanhamento se
aponta a sequência, tempos, pessoas envolvidas, áreas ocupadas, distâncias
percorridas, etc. Estas informações serão colocadas de forma gráfica em um
papel, normalmente na parede utilizando símbolos padronizados e post its.
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Também, ao final desta primeira
etapa, você terá calculado alguns indicadores Lean como lead time total, %
tempo Agregação Valor x % tempo Não Agregação Valor, distância percorrida pelo
material, áreas ocupadas por estoque, etc.
Na segunda etapa, Levantamento de problemas no fluxo atual,
são apontados os problemas percebidos neste fluxo como estoques, esperas,
transportes excessivos, movimentação desnecessária das pessoas, defeitos, etc.
Com base nos entregáveis das duas
primeiras etapas e no conhecimento dos princípios Lean, será realizado o Desenho do fluxo futuro, ou seja, a
terceira etapa deste processo.
Este desenho contemplará um
processo melhorado com os desperdícios identificados eliminados ou reduzidos e
que atenderá a demanda dos produtos relacionados em termos de quantidade
(respeito ao takt time) e qualidade. Este desenho futuro já contemplará
implantação de fluxo contínuo, sistemas puxados com kanban, planejamento
puxado, abastecimento padronizado no ponto de uso, etc.
Na quarta etapa, Elaboração do Plano Lean , será estruturado o plano de implantação,
definindo as iniciativas, prioridades, sequência, recursos envolvidos,
governança e resultados ao longo do tempo.
O VSM é comparado com uma bussola
pois dá a direção que a implementação Lean seguirá, alinhado com a estratégia e
objetivos do negócio. Muitas organizações partem para as iniciativas sem a
realização de um VSM, gerando consumo de esforços em projetos não prioritários
para o fluxo e para o negócio, e, consequentemente, frustração por não se
atingir os resultados almejados.
Por estas razões, o time que
trabalhará no VSM deve ser formado pela gerência sênior das diferentes áreas,
sobretudo da área de Operações e principais interfaces: Qualidade, Produção,
Vendas, Compras, Logística, Planejamento, Manutenção, Engenharia, etc. É
importante que o Diretor de Operações participe e que outros diretores estejam
apoiando o trabalho (Marketing & Comercial, Supply Chain, Desenvolvimento,
etc).
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Artigo
elaborado por Anderson Carmo, diretor do Melhoria Contínua Lean Brasil
Data: 04
de janeiro de 2016
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