sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Programação de pedido fixo é aplicável?




Um período fixo é estabelecido para peças programadas e entregues. A programação são comunicadas para o Fornecedor e o transporte chega conforme programação acordada e no tempo certo.

Propósito:
Eliminar os desperdícios de superprodução, excesso de processamento, inventário e espera através do nivelamento do fluxo de material e através do pedido.
Benefícios:
·         Previsível a reposição de material.
·         Simplifica o planejamento para atender as programações de entrega de fornecedor.
·         Garante a entrega da peça certa, na quantidade certa e no momento certo.
·         Peças gerenciadas localmente, os pedidos são entregues em curto prazo de tempo na cadeia de abastecimento.

Nivelamento e o nível de serviço

Quando se nivela a produção, os grandes lotes desaparecem e lotes pequenos começam a ser produzidos. Para os clientes que fazem seus pedidos em grandes volumes a fim de obter vantagens financeiras, o nível de serviço continua o mesmo, o prazo de entrega negociado não é afetado pelo Heijunka. Já àqueles clientes que não podem, ou não querem, comprar em grandes volumes, o nível de serviço pode ser melhorado.

Supondo que para uma empresa X exista um plano mestre de produção fixo e, dentro da sua capacidade produtiva, num horizonte de sete dias. Neste plano deve-se produzir 100, 50 e 25 peças para os clientes A, B e C levando cada lote quatro, dois e um dia para ser produzidos respectivamente. Pelo sistema tradicional, teoricamente a sequência de produção seria: 100 peças do modelo para o cliente A; 50 peças do modelo para o cliente B e; 25 peças do modelo para o cliente C ao longo do período fixo, pois este método otimiza o número de setups e teríamos uma sequência: A,A,A,A,A,A,A,B,B,B,B,C,C. 

Isto significa dizer que o cliente C receberá seus produtos somente no final ou início da semana (período de sete dias).
Ao mesmo tempo, se o cliente A, que consome trinta peças por dia, receber seu pedido de uma só vez, terá pouco mais de três dias de peças em seu estoque, no momento do recebimento.
Portanto o lote deve ser tão pequeno quanto a real necessidade do cliente, não necessariamente um lote unitário de produção


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Artigo elaborado por Anderson Carmo, diretor do Melhoria Contínua Lean Brasil
Data: 18 de dezembro de 2015

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